Tempo de leitura: 2 minutos
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) aprovou a instalação da primeira empresa na área da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres. A autorização foi comunicada ontem (quarta, 10) à Administradora da ZPE (Azpec).
A empresa autorizada é a TRC Agroflorestal, empresa com escritório em Cáceres e integrante do grupo Teak Resources Company, de capital nacional e presente, também, em estados como o Pará e São Paulo. A empresa é reconhecida internacionalmente por sua produção florestal no Brasil e dona do maior ativo florestal de teca plantada do mundo. Além de Cáceres, a TRC mantém florestas plantadas de teca em grande escala em Tangará da Serra.
Segundo o presidente da Azpec, Adílson Domingos dos Reis, a autorização da primeira empresa é motivo de celebração, pois marca o início efetivo das atividades da ZPE. “É emblemático… é uma vitória para Mato Grosso e a macrorregião Oeste-Sudoeste… iniciamos o giro de uma grande engrenagem que temos aí, estimulada por todos nós, da Azpec, do governo do Estado, da Agenda Regional Oeste”, disse o executivo, citando as secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC-MT) e de Infraestrutura e Logística (SINFRA-MT) – que materializaram as obras da ZPE.
Adílson destaca que a TRC cumpriu com todos os requisitos legais e agora poderá, inclusive, expandir sua planta industrial. “É uma empresa de Mato Grosso que veio para essa região há praticamente 30 anos e que estará em funcionamento já na inauguração da ZPE”, disse.
Há, ainda, outras três empresas com processos em análise pelo MDIC e que, em breve, deverão se instalar na Zona de Processamento de Exportação.
Sobre a inauguração da ZPE citada por Adílson, o evento depende de agenda a ser definida pelo governador Mauro Mendes junto à SEDEC e à SINFRA.
Indústria e empregos
A ZPE de Cáceres é a 14ª estrutura do gênero projetada no País e a terceira a entrar em operação. Atualmente, além de Cáceres, o Brasil conta com duas ZPEs em operação, a de Pecém, no Ceará, e a de Parnaíba, no Piauí.
A ZPE de Cáceres conta com 62 lotes industriais em 5 quadras, sendo cada lote com área mínima de 5.200 m², com toda infraestrutura. A área total é de mais de 240 hectares incluindo a área administrativa
Segundo o presidente da AZPEC, engenheiro Adilson Reis, a expectativa é de uma média de 300 empregos gerados por empresa que venha se instalar no Distrito Industrial.
Fonte/Foto: Enfoque Business
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.