Tempo de leitura: 3 minutos
O projeto industrial da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) implantada no município de Bataguassu será retomado. A partir disso, Mato Grosso do Sul passa a contar com uma ZPE ativa e a primeira indústria xarope a partir da batata-doce. “A ZPE de Bataguassu pertence ao grupo EGEZPE e possui uma área total de 2 milhões de m’ com capacidade de duplicar a área, que é totalmente alfandegada”, disse. Germano Augusto Pereira e Silva, presidente da Empresa Gestora da ZPE de Bataguassu.
A cerimônia de lançamento de apresentação da retomada das atividades acontece às 11h desta quarta-feira, dia 19 de junho, na MS-395, entre o Rio Pardo e a cidade de Bataguassu.
BOLA DA VEZ
A ZPE é pioneira como zona de processamento de exportação, totalmente privada no país e será a bola da vez na economia de Mato Grosso do Sul. Um projeto com potencial de U$ 2,5 bilhões de dólares que vai transformar a região que terá um futuro promissor, não só para Bataguassu, mas também para o Estado e todo o país.
O empreendimento promete impulsionar o número de investidores e gerando empregos enquanto contribui para a diversificação da economia local e para promoção da inovação em diversos setores. Sendo assim, a ZPE de Bataguassu se apresenta como o grande diferencial tributário logístico e aduaneiro para os empreendimentos que serão instalados.
MOMENTO HISTÓRICO
Em função da localização privilegiada, a ZPE e tornará o grande HUB agroindustrial do agronegócio de Mato Grosso do Sul, da região Centro Oeste e do Brasil. O evento pode ser considerado um momento histórico.
Conforme explicou, Frederico Ribeiro Krakauer, Conselheiro administrativo da Egezpe – Empresa Gestora da Zona de Processamento de Exportação de Bataguassu, “este é um pontapé inicial muito importante para que outras indústrias venham se instalar na ZPE de Bataguassu, que é um empreendimento privado. Mato Grosso do Sul passará a ter uma indústria de tecnologia inovadora e diferenciada, na linha em que o mundo está demandando”.
CONTATOS
Nesse sentido, Frederico Ribeiro disse ainda que vem mantendo contatos com empresas que atendem o segmento de celulose e algumas delas estão instaladas em Três Lagoas a fim de atraí-las para a ZPE de Bataguassu.
Em julho de 2020, o Ministério da Economia autorizou a instalação na ZPE, a empresa Biofaz Sugar MS Indústria de Xaropes Ltda. A indústria atua na exportação de xarope de dextrose de batata-doce e maltodextrina de batata-doce. Mas devido a pandemia o processo de implantação não prosperou e espera-se que agora, com a situação normalizada a implantação da empresa seja implementada.
Desde 2015 o Governo do Estado trabalha ativamente para a ativação da ZPE em Bataguassu, por acreditar na importância do empreendimento para a economia regional e o potencial para levar Mato Grosso do Sul a novos mercados externos.
O objetivo ao criar essas Zonas de Processamento de Exportação, é poder desenvolver o Brasil de uma forma mais igual, mais bem distribuída, aproveitar a vocação natural de cada região brasileira e explorar o seu potencial, dando incentivo fiscal para instalação dessas indústrias e gerando emprego, o que é fundamental.
LOGÍSTICA
Localizada em uma das maiores áreas produtoras do Brasil, a ZPE Bataguassu, está em um ponto estratégico de convergência, entre o Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Goiânia, Paraguai e Mercosul. Em fase de construção, a ZPE Bataguassu pretende ser um dos maiores polos industriais para exportação do setor do agronegócio brasileiro, com disposição logística eficiente e barata. Com administração 100% privada, em uma área de 2 milhões de metros quadrados, totalmente alfandegada, o que agiliza o processo de liberação de cargas já lacradas pela Receita Federal.
ESTRUTURA
Em implantação, um complexo industrial completo, com lotes ou galpões para locação, avenidas pavimentadas, energia elétrica subterrânea, iluminação pública e polo de serviços compartilhados.
DECRETO
O decreto que criou a ZPE de Bataguassu foi assinado em 30 de junho de 2010, pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.