Tempo de leitura: 2 minutos
O Governo de Mato Grosso recebeu ontem (quinta, 21), autorização da Receita Federal para dar início às operações na ZPE, Zona de Processamento de Exportação de Cáceres. A autorização consiste no alfandegamento, confirmado através do Ato Declaratório Executivo nº 04/2024, já publicado no Diário Oficial da União.
As obras da ZPE foram retomadas em 2020 e concluídas em dezembro de 2023, depois de ficarem mais de 30 anos paralisadas. Os trabalhos foram conduzidos pela Administradora da ZPE de Cáceres (Azpec), presidida pelo engenheiro Adílson Domingos dos Reis.
A formalização do alfandegamento ocorreu no Palácio Paiaguás e transmitida pelo aplicativo Meet. Além de membros do governo do Estado – como o vice-governador Otaviano Pivetta e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) – participaram do evento os senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes, o deputado estadual Valmir Moretto, o presidente da Azpec Adílson Reis, prefeitos da região, além de outras autoridades estaduais e uma comitiva de investidores chineses que visitaram as instalações da ZPE e anunciaram interesse em investir no complexo.
Por estar em viagem, o governador Mauro Mendes participou remotamente do evento. Ele ressaltou que a ZPE de Cáceres vai impulsionar a economia regional e de todo Estado, dando vazão às exportações e fortalecendo a indústria na região Oeste, que, segundo ele, tem potencial para continuar expandindo.
O governador enfatizou a certificação da ZPE é um momento histórico para Mato Grosso e reforçou o compromisso do Estado com o desenvolvimento em todas as áreas.
A ZPE de Cáceres é a terceira do Brasil e tem uma área de 240 hectares. Com investimento de R$ 16 milhões do Governo de Mato Grosso, o projeto foi dividido entre a área administrativa e mais cinco módulos, onde as empresas irão se instalar.
Já a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, afirmou que a chegada da ZPE é uma “virada de página” para a história do município e projeta uma nova fase de desenvolvimento em toda a região Oeste de Mato Grosso.
Fonte: Enfoque Business | Foto: Reprodução
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.