Tempo de leitura: 4 minutos
José Reinaldo Tavares, ex-governador do Maranhão
O Maranhão está pronto para receber você, empreendedor. Vamos falar de energia limpa, energia renovável, eólica ou solar, mesmo hibrida, on shore ou offshore, biomassa, hidrogênio verde, amônia verde. Somos imbatíveis em qualquer desses itens. Dois linhões, de alta capacidade, para receber sua energia, ZPE (Zona de Processamento de Exportação) para receber sua indústria, se seu desejo é o comércio exterior. Tudo isso abre imensas possibilidades empresariais, mas as nossas vantagens são bem mais amplas do que essa.
Estamos bem próximos à linha do Equador e por isso temos sol forte durante todo o tempo, o que permite muito pouca inclinação das placas fotovoltaicas, que captam muita energia, quase na horizontal, não precisando se adaptar à posição do sol durante todo o dia, por exemplo.
Temos ventos alísios constantes e firmes, temos água como nenhum outro estado do Nordeste possui: são doze bacias hidrológicas, com rios perenes que nascem e têm a foz no estado, além de rios com grandes vazões que nos limitam com os estados vizinhos. Temos um sistema logístico de transportes que não existe em nenhum outro estado brasileiro. Temos um excelente porto em São Luís (Porto do Itaqui), muito bem operado e que, inclusive, concentra a importação de derivados de petróleo que daqui e distribuído para ampla região brasileira: porto que, pela excelência de sua administração, coleciona distinções entre todos os portos brasileiros.
Foi aqui que a Vale escolheu para construir o gigantesco Terminal Portuário da Ponta da Madeira, que recebe navios de 400 mil toneladas e traz grandes lucros à empresa na exportação de minério para a China. Em nenhum outro porto fora do Maranhão, a Vale poderia ter os lucros gigantescos exportando minério.
E, já em 2024, um porto inigualável em termos globais com oito berços, 25 metros de profundidade, que poderá receber os maiores navios em operação no mundo, começará a ser construído. Esses são navios mais eficientes em operação e que, pela enorme quantidade de cargas que transportam, podem oferecer os menores fretes praticados no transporte marítimo de cargas – sejam navios petroleiros, graneleiros ou porta contêineres.
Estamos ligados por ferrovia ao maior eixo de transportes brasileiro, formado pela Ferrovia Norte-Sul, pela Ferrovia de Integração do Centro Oeste (FICO), Ferrovia e Integração Oeste Leste (FIOL), pela Ferrovia do Maranhão
(EF-317), pela Ferrovia dos Carajás, pela Transnordestina e a todo o sistema ferroviário brasileiro. Fretes baixos, tanto na exportação como na importação. Nenhum outro estado pode competir com essas vantagens, que darão lucros e retornos financeiros maiores aos investidores. Esse sistema tem baixa pegada de carbono, que também vale dinheiro.
Vantagens inigualáveis – Um investidor sênior, grande presença internacional, que está discutindo cada detalhe de um projeto gigantesco na área de energia verde, indústria, logística de transportes, exportação e produção de produtos verdes, powershoring, produção de fertilizantes, de maneira sustentável e formação de capital humano, nos falou que, depois de perscrutar o mundo para escolher a melhor localização para seu gigantesco projeto, escolheu o Maranhão e justificou a sua escolha dizendo:
“Existem poucos lugares na Terra que atendem aos critérios perfeitos para a produção de hidrogênio verde. Eles precisam estar perto do Equador para obter energia solar consistente durante todo o ano, pois, por estarem perto da linha do Equador, temperaturas mais altas causam taxas mais altas de evaporação de água. Regiões como o Norte da África e o Oriente Médio têm elevada radiação solar, mas tem pouca água. O Norte da Europa tem fraca energia solar, mas bom vento, alguma água, mas terras indisponíveis que, de qualquer forma, são demasiadamente caras. O Brasil é o local e destaque para a produção e hidrogênio verde amônia verde”.
“No Brasil, o estado do Maranhão é altamente atrativo. Tem excelentes ventos na região Norte, alguns dos melhores do país, bem como sol adequado, água abundante e terreno disponível. Possui um porto estabelecido em São Luís que pode receber navios de amônia e aprovou projetos para desenvolver um porto de águas profundas, em Alcântara, juntamente com uma ligação ferroviária de 520 km (Porto TPA e Projeto Ferroviário EF-317) para conectar o novo porto à rede ferroviária nacional do Brasil.”
Esse investidor diz que o melhor lugar no mundo para produzir produtos verdes é o Maranhão, pois aqui os custos serão menores e os lucros serão maiores do que em qualquer outro lugar. Além disso, o governo tem o maior interesse em tê-lo como parceiro. São Luís é uma cidade linda, histórica, muito agradável, o povo é hospitaleiro, a cultura é excitante e a culinária é de primeira. Aceite nosso convite, venha conhecer nossas imensas vantagens que ninguém tem. Escolha o Maranhão.
Fonte: Jornal Pequeno | Foto: Divulgação/EMAP
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.