Tempo de leitura: 2 minutos
A audiência do governador Carlos Brandão com o vice-presidente da República e Ministro da Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, nesta terça-feira (24), em Brasília deverá resultar em uma das melhores notícias do ano para a classe empresarial do estado e região: a autorização para a instalação da Zona de Processamento de Exportação do Maranhão (ZPE-MA).
O projeto foi todo desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE), que trabalha desde que foi criada como pasta inédita na estrutura do Governo do Estado. O pedido de implantação já havia sido enviado ao Ministério, desde 18 de agosto de 2022, junto à Secretaria Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação.
O secretário José Reinaldo Tavares, da SEDEPE, integrou a comitiva do governador Brandão, munido de todo os passos da tramitação dos documentos e dos respectivos protocolos. Na ocasião, foi solicitada emissão do parecer conclusivo de aprovação, considerando a viabilidade e as oportunidades únicas de uma área de livre comércio no Maranhão, incluindo localização estratégica, 8 milhões de metros quadrados locáveis, confluência com rodovia federal, ferrovia com ramal de acesso ao local, proximidade com o aeroporto e o Porto do Itaqui e possibilidade de geração de 30 mil empregos diretos e indiretos aos maranhenses.
Sob a coordenação do ex-secretário de Indústria e Comércio e superintendente de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Pedro Rocha Neto, aSEDEPE desenvolveu um dos mais completos e minucioso estudos dos impactos econômicos positivos, da configuração mais adequada para a área a ser instalada no município de Bacabeira e das vantagens para atração de investidores.
Em outubro, o Governo Federal chegou a autorizar a criação de uma ZPE privada, no município de Aracruz, no Espírito Santo. Durante a audiência, o vice-presidente se comprometeu a autorizar a ZPE do Maranhão até o mês de dezembro.
“Foi uma reunião decisiva para a criação da nossa ZPE. O Alckmin se comprometeu em colocar na pauta em novembro e, por sua seriedade e compromisso, dificilmente deixaremos de ver a Zona de Processamento de Exportação do Maranhão aprovada ainda este ano”, declarou o secretário e ex-governador José Reinaldo Tavares.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.