Tempo de leitura: 2 minutos
Em uma busca por parcerias estratégicas no mercado, empresários do Piauí juntamente com representantes do governo estadual participaram de uma rodada de negócios em Xiamen, China, nesta terça-feira (24/10), com gestores de empresas e instituições governamentais locais. O evento, sediado no Hotel Nikko, foi organizado pelo CCPIT Xiamen (China Council for the Promotion of International Trade Xiamen Committee), em consonância com o Acordo de Cooperação entre ABRAZPE (Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação) e a entidade chinesa, firmado em janeiro de 2022.
A reunião de matchmaking foi iniciada com as boas-vindas proferidas pelo representante do CCPIT Xiamen e organizador do evento, o consultor Henrique Kao, à delegação piauiense. A presidente do CCPIT Xiamen, Bi Lu-Ke, fez um discurso enaltecendo o acordo de cooperação e expressou seus votos de sucesso para o encontro.
Em nome da delegação do Piauí, o presidente da ABRAZPE, Helson Braga, agradeceu as palavras de boas-vindas e compartilhou a expectativa de que as discussões resultassem em ações concretas em prol do Piauí e de Xiamen. Braga ressaltou o vasto potencial de oportunidades proporcionado pelo estado do Piauí, em virtude de suas abundantes riquezas agrícolas e minerais, as quais poderiam ser exploradas na parceria entre investidores locais e Xiamen.
O presidente da ABRAZPE enfatizou que este encontro é apenas o primeiro de uma série de eventos envolvendo outras ZPEs brasileiras. Braga sublinhou que, para operar essa parceria, serão utilizadas as ZPEs existentes tanto no Brasil quanto na China, um mecanismo que demonstra o notável desenvolvimento alcançado pela China e que agora está sendo implementado no Brasil.
A diretora da Investe Piauí, Laura Aquino, também teve a oportunidade de dirigir-se à audiência e apresentou vídeo sobre o Piauí. Laura reafirmou o compromisso da expansão de negócios com a China e o potencial da geração de negócios com a industrialização dos países. Além disso, a diretora do Investe Brasil frisou que este um primeiro ato para integrar outras ZPEs brasileiras. Posteriormente, apresentou os empresários piauienses, os quais realizaram breves exposições sobre suas respectivas empresas.
Foto: Divulgação/CCPIT Xiamen
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.