Tempo de leitura: 1 minuto
O Governo do Estado do Ceará realizou o lançamento da pedra fundamental da UTE Portocem, a usina termelétrica movida a gás natural que será instalada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, no Complexo do Pecém.
Investimento da empresa Ceiba Energy, o empreendimento tem um valor aproximado de R$ 4,7 bilhões e representa o segundo maior investimento privado da história do Ceará, com previsão para início das operações em 2026.
Somente na sua fase de construção, a UTE Portocem deve gerar cerca de 1.700 empregos. Com capacidade instalada de 1.572 MW, o empreendimento será construído em uma área de 39,5 hectares no Setor 2 da ZPE Ceará, que faz parte do Complexo do Pecém.
Para o governador Elmano de Freitas (PT), a chegada da usina termelétrica representa um importante marco e coloca o Ceará na vanguarda da transição energética que vem sendo discutida em todo o Brasil. O chefe do executivo cearense assinou o contrato de cessão definitiva da área da ZPE Ceará, para a implantação da Usina Termelétrica Portocem. O evento no dia 5 de maio também marcou o descerramento da Placa de Lançamento da Pedra Fundamental da UTE Portocem.
Infraestrutura
Composta por 4 turbinas geradoras em ciclo simples, movidas a gás natural, a UTE Portocem terá uma linha de transmissão de 8 km que conectará a usina ao SIN, através da Subestação Pecém 2.
O empreendimento receberá gás natural de uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU), que será afretada pela Portocem e ficará permanentemente atracada dentro da área abrigada do Porto de Pecém.
📷 Carlos Gibaja/Divulgação
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.