Tempo de leitura: 3 minutos
No início de março, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, visitou Fortaleza (CE). A agenda faz parte do compromisso que Viana assumiu, no início do mandato em janeiro de 2023, de visitar todos os estados brasileiros. A visita teve como objetivo principal apresentar os novos rumos da ApexBrasil e estreitar as relações entre a Agência e os empresários cearensespara fomentar a promoção das exportações e a internacionalização das empresas locais.
“Estou aqui me apresentando pro trabalho. O Brasil vive um novo momento com o governo do presidente Lula e do vice-presidente Alckmin, e nós, da ApexBrasil, vamos trabalhar muito para aumentar significativamente as exportações no Brasil e divulgar os produtos brasileiros para o mundo”, disse Viana.
Durante sua estadia em Fortaleza, o presidente da ApexBrasil participou de diversas reuniões e eventos com representantes do setor produtivo local. O primeiro deles aconteceu na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), onde Viana foi recebido pelos empresários locais e acompanhou uma apresentação sobre o “Observatório da Indústria da FIEC”, um projeto inovador que busca contribuir para o desenvolvimento industrial do Ceará por meio da geração, uso e disseminação de conhecimento específico. Isso é feito a partir de dados – disponibilizados por plataforma digital – com informações socioeconômicas, de mercado, tecnológicas e de comércio exterior.
“Temos muitas coisas interessantes sendo feitas no Ceará, estamos trabalhando para embarcar nessa transformação energética – do petróleo para energia solar e eólica – que vai mudar a realidade do planeta. E o nordeste pode se beneficiar muito com isso. Por isso, nós trabalhamos o conhecimento e a tecnologia com projetos como o Observatório da Indústria”, disse o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.
“No Ceará estamos preocupados em trabalhar com informações, para deixar o caminho confortável, para os nossos empresários terem tranquilidade na hora de exportar, e para o empresário de fora se sentir seguro para investir aqui. Acreditamos na tecnologia como caminho para isso. E precisamos dar uma retomada grande na economia, por meio das exportações e, para isso, a parceria da ApexBrasil é fundamental”, finalizou.
“Estamos vivendo a era dos dados, informação é a alma do negócio. Estou chegando na ApexBrasil e não vou ficar no piloto automático. Eu quero trabalhar e, para isso, estou indo a todos os estados, ouvindo e entendendo onde devemos atuar para cumprir nossa missão principal de aumentar as exportações e divulgar o produto brasileiro no exterior”, explicou Jorge.
O presidente da ApexBrasil também ressaltou a atenção da nova gestão da Agência às regiões Norte e Nordeste.“Nós identificamos onde mais podemos crescer: no norte e no nordeste, pois são regiões que exportam muito pouco. Teremos um olhar carinhoso para essas regiões que possuem muito potencial e que não estão sendo devidamente exploradas. A ApexBrasil vai estar com as empresas para ajudar a fazer a transição para empresa exportadora. Vamos dar uma repaginada e vamos focar no aumento das exportações, em especial nessas regiões, sem prejuízo das demais”, afirmou o presidente.
Ainda no Ceará, Jorge Viana visitou o Complexo do Pécem e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Durante as visitas, Viana destacou a relevância das vantagens que o estado possui para desenvolver as exportações para o mundo: “Impressionante a estruturação e as vantagens, até geográficas, que tem o estado do Ceará. Tenho certeza que, com apoio da ApexBrasil, vamos aumentar o número de empresas exportadoras no estado, que tem uma estrutura pronta e com condições para exportar muito mais do que exporta atualmente”, afirmou Jorge Viana.
No almoço, o presidente da ApexBrasil encontrou o empresário Zé Roberto Nogueira, dono da empresa Brisanet, que tem mais de 30 anos de experiência em gestão de negócios, telecomunicações e TI. No fim da tarde, ele esteve reunido com parlamentares do estado do Ceará.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.