Tempo de leitura: 1 minuto
O Painel 3 do Nordeste Export 2021 reuniu profissionais gabaritados para debater os temas: “Clusters logísticos, ZPEs e hubs aeroportuários”. A apresentadora Jacqueline Wendpap, conselheira nacional do Brasil Export, defendeu a adoção de instrumentos que viabilizem a execução de um planejamento para operações de transporte multimodal, mas destacou que essas iniciativas precisam estar alinhadas com melhorias no ambiente socioeconômico. “Não adianta atrair investimentos e não termos pessoas qualificadas para desenvolver o trabalho. Precisamos gerar empregos de qualidade e criar massa salarial para incentivar o consumo, afinal as ZPEs atendem ao consumo interno e dependem de um mercado pujante”.
O moderador Islano Marques, conselheiro do Nordeste Export, tornou a atividade bastante dinâmica ao compartilhar informações e fazer perguntas aos participantes. Ele destacou que a criação de ambientes com incentivos tributários, como o caso das ZPEs, têm o potencial de atrair inovações tecnológicas e desenvolvimento para toda uma região, como a do Piauí, estado que representa.
Presidente da Abrazpe, Helson Cavalcante Braga, celebrou a publicação da Medida Provisória (MPV) 1.033/2021, que se constitui em um novo marco regulatório para as ZPEs no Brasil. Autoridade do tema, Helson espera ver a criação de novas ZPEs em território nacional.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.