Tempo de leitura: 3 minutos
Produtores Rurais e representantes do setor agro de Uberaba estiveram reunidos na quinta-feira (2) para apresentação sobre proposta de construção de uma usina de álcool de milho na área da Zona de Processamento de Exportação em Uberaba (ZPE). O evento foi acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Inovação (Sedec), José Renato Gomes, pela presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Uberaba (Comdesu), Anne Roy Nóbrega; do presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Gilberto de Oliveira; do secretário de Agronegócio (Sagri), Luiz Carlos Saad; do assessor de Assuntos Regionais, Glauber Faquineli Fernandes, dentre outros convidados. A apresentação do investimento foi transmitida também via chat. Lembrando que todos os presentes respeitaram o distanciamento para prevenção do Coronavírus.
O investimento apresentado tem o envolvimento da empresa BRID Logística em parceria com grupo de investidores alemães que apresentaram interesse em Uberaba. “Esse foi o primeiro contato que tivemos com os produtores rurais da cidade. O grupo já conta com outras unidades produtoras de etanol de milho via parceria – como apresentado e a ideia é replicar este modelo em Uberaba”, explica o diretor da empresa BRID, Maurício Araquam que ressaltou ainda que a produção de álcool não seria restrito apenas para a combustão, mas também direcionado para a indústria farmacêutica, cosmética e também para a produção de alimentação animal. “O diálogo foi aberto e as tratativas continuarão ao longo de alguns dias via web”, garantiu.
De acordo com a presidente do Comdesu, Anne Roy, a manifestação em investir em Uberaba, mostra a relevância que o Município vem ganhando ao longo dos anos. “Recebemos investidores interessados na ZPE. O conceito de usina de etanol de milho é muito usado nos Estados Unidos e a idéia é colocar uma máquina industrial financiada por sócios alemães. Nossa região é destaque pela alta produção de milho e a proposta é direcionada exatamente para os produtores, que passariam a ser parte integrante deste processo”, explica Anne.
Roy destaca ainda que a instalação da usina seria um estímulo a mais para a efetivação do aeroporto de cargas. “O empreendimento agregará valor da nossa carga exportada e seria um reforço para a chegada do aeroporto internacional. Esse trabalho entra nesse pacote que vem sendo feito e envolve parcerias locais. Dessa forma, valorizamos os produtos produzidos aqui na região de Uberaba e Triângulo Mineiro”, destaca.
Conforme o titular da Sedec, José Renato Gomes, o prefeito Paulo Piau sempre estimulou o trabalho realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. “Nós trabalhamos para viabilizar novos investimentos. Herdamos um decreto do Governo anterior que previa a ZPE e buscamos reforço para o processo saísse do papel e legalizar este feito tão importante. Mesmo o Município enfrentando tantas dificuldades como recessão econômica, agora a pandemia, dentre outros graves problemas que atingiram a economia ao longo dos últimos anos. Esperamos que mais um investimento possa prosperar, assim como, tantos outros que virão. Estamos fazendo o nosso dever de casa, somos responsáveis por este trabalho e muito em breve vamos ver a ZPE em pleno funcionamento”, salienta Gomes.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.