Tempo de leitura: 2 minutos
A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará recebeu o Selo Verde do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) às instituições públicas que aderem e implantam práticas de gestão baseadas em conceitos de sustentabilidade socioambiental. O reconhecimento é referente ao ano de 2018.
De acordo com a diretora operacional da ZPE Ceará, Andréa Freitas, a certificação mostra o compromisso da empresa em gerar desenvolvimento para o Estado do Ceará, preservando o bem estar e a qualidade de vida da população.
“Temos uma missão: gerar emprego e renda para a região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e, consequentemente, para o Ceará. Mas queremos e estamos fazendo isso de maneira consciente, preservando as boas práticas de sustentabilidade no nosso dia-a-dia, conscientizando os nossos colaboradores e a população com o objetivo de alcançar o progresso que almejamos” destaca a diretora.
As ações de sustentabilidade implementadas e que trouxeram a certificação para a empresa foram: palestras de conscientização; treinamentos na área ambiental; programas de qualidade de vida do colaborador; campanhas do uso racional de papel e copos plásticos; conscientização do consumo de água e energia; além de um sistema de reutilização de água potável e coleta seletiva de resíduos sólidos.
De acordo com o gerente de meio ambiente da ZPE Ceará, Ademar Filho, ao longo de 2018 novas medidas foram adotadas e outras otimizadas. “A redução de uso de copos plásticos foi de mais de 80%, também diminuímos o consumo de papel e plástico, estamos destinando corretamente pilhas e baterias, óleo de cozinha e realizando a compostagem do resíduo orgânico do refeitório da empresa, compras sustentáveis e atividades voltadas à educação ambiental com os colaboradores dentre outras ações.
Estamos muito satisfeitos com esses resultados e esperamos colocar em prática mais projetos semelhantes a este e também estender as ações a todo o Complexo”, finaliza Ademar. Conforme o gerente, outras certificações no mesmo segmento estão no plano de ação da empresa. A ZPE Ceará, que agora é uma das instituições cearenses que possuem a certificação, faz parte do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.