Tempo de leitura: 2 minutos
O modelo de sucesso da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) será apresentado a um grupo de investidores asiáticos. O presidente da Companhia, Cláudio Bastos, falará do modelo de parceria da iniciativa provada com o governo do Estado dentro da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em prol do desenvolvimento econômico. Bastos participa de uma missão oficial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) à Ásia.
O objetivo do grupo, que é liderado pelo ministro da Pasta, Marcos Jorge de Lima, é atrair investimentos para o País e, em especial, à ZPE do Ceará. Ainda participam do grupo, o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), César Ribeiro; e o presidente da ZPE Ceará, Mário Lima.
Ontem, a comitiva encerrou a missão oficial na China. Ribeiro exaltou que as atividades foram positivas. “A agenda foi em conjunto com a Prefeitura de Fortaleza, que articulou uma agenda de trabalho com a Secretaria de Assuntos Internacionais e a SDE. Foram várias visitas, numa agenda voltada a buscar investimentos para o Ceará e Fortaleza. Mostramos a ZPE, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP)”, afirmou.
Na sequência das atividades, o grupo irá para a Coreia do Sul e o Japão. “Essa agenda também é muito importante pois é ministerial. Nos articulamos com o Ministério. Vamos falar de ZPE, retornando a visita que os japoneses, através da Jetro, fizeram ao Ceará. Vamos mostrar aos investidores o potencial da Zona e do CIPP”, explicou Ribeiro.
A ZPE cearense foi escolhida para representar as 19 Zonas em impantação atualmente no País, como um exemplo de sucesso em infraestrutura e condições de atração de investimento. O presidente da CSP, Cláudio Bastos, fará a apresentação do modelo de ZPE do Brasil, utilizando a Siderúrgica do Pecém como modelo.
“Estamos muito esperançosos e muito felizes com essa iniciativa. Acho que o momento é esse, apesar da dificuldade econômica que o País vive, pois o Ceará está em um grande momento, de internacionalização de investimento. O governo do Estado tem feito um trabalho muito sério em relação a isso e nós vamos atrás de investidores, de novos investimentos para o Estado, sempre pensando na ponta final, que é a geração de emprego e renda, novas oportunidades para os cearenses”.
O titular da SDE afirmou também que o ministro Marcos Jorge cumprirá agenda visitando montadoras de automóveis. Nisto, o Estado do Ceará também tem interesse e estará em posição privilegiada. “Vamos visitar a Nissan, no Japão, e a Hyundai, na Coreia. E é do interesse do Estado, pelo potencial e ambiência que o governo tem criado para o Ceará, trazer uma montadora de veículos para a ZPE.
Dentro da programação das visitas, a comitiva brasileira ainda irá visitar Pangyo, região conhecida como o “Vale do Silício Coreano”.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.