Tempo de leitura: 1 minuto
O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), presidido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), aprovou a prorrogação do prazo para a constituição da empresa administradora da ZPE de Açú (RJ). A decisão foi tomada nesta segunda durante a 23ª reunião do CZPE, conduzida pela secretaria-executiva do MDIC, Yana Dumaresq.
A administração será concedida à iniciativa privada por meio de licitação. Caberá ao vencedor a implantação do empreendimento, orçado em aproximadamente R$ 40,6 milhões para a primeira etapa. Além disso, a expectativa é que a instalação da indústria âncora deve gerar, somente em gastos com instalação, cerca de R$ 31 milhões em compras.
A Zona de Processamento de Exportação do Açu foi autorizada pelo presidente Michel Temer em dezembro do ano passado. Proposta pelo governo do Rio de Janeiro, a ZPE fluminense ocupará uma área de 182,2 hectares no município de São João da Barra, no norte do estado.
O distrito alfandegado será implantado no maior complexo portuário da América Latina. O Porto do Açu se situa a cerca de 300 km de Vitória (ES) e do Rio de Janeiro (RJ). Além disso, está cercado por aeroportos e, futuramente, será atendido pela ferrovia que interligará a região metropolitana do Rio à Vila Velha (ES). A malha ferroviária prevista ainda ligará a zona portuária aos estados de Minas Gerais e de São Paulo.
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.