Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

ZPE é tão importante quanto o Port Sul, afirma Isaac Albagli

 ILHÉUS EM RESUMO, 15/07/2017.

Foi o que afirmou o ex-secretário municipal, Isaac Albagli, em entrevista ao comunicador Vila Nova, nesta sexta-feira, 14, sobre a vinda de empresários chineses a Ilhéus para assinar termo de interesse em investimentos na Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Ilhéus.

O protocolo foi assinado em cerimônia no Teatro Municipal e retoma o interesse comercial pela ZPE de Ilhéus, que começou a ser discutida há trinta anos, no primeiro governo de Jabes Ribeiro com a participação de Albagli, idealizador do projeto.

Na entrevista, Isaac salientou a expertise que os chineses têm no ramo de ZPEs, por ser um dos países que mais exporta no mundo. “São mais de mil zonas especiais desse tipo no território da China, o que demonstra a experiência deles no setor, e nos da uma esperança maior de que esse sonho de 30 anos vire realidade”.

Albagli argumentou ainda que, mesmo sofrendo fortes interferências, sobretudo de políticos de São Paulo, a autorização pra continuidade da ZPE de Ilhéus foi mantida, graças à persistência da representação política local, sobretudo do ex-prefeito Jabes Ribeiro. “É um projeto desacreditado, mas que até mesmo em sua última gestão, Jabes vinha tratando, sem muitos holofotes. Mas que agora mostra o resultado, com o interesse concreto dos empresários chineses, o que vai gerar empregos e movimentar nossa economia”. Albagli concluiu dizendo que o Porto Sul é o equipamento que atrairá os investidores, e a ZPE é quem efetivamente gerará os postos de trabalho.