Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

ZPE de Pecém tem quatro empresas modeladas na área de granito

O POVO, FORTALEZA, CEARÁ, 21/04/2017.

Neila Fontenele 

O setor de granito é uma das apostas do governo para consolidar a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará). Quatro empresas estão em fase de modelagem para se instalar na área alfandegada do Pecém.

A crise tem atrapalhado o andamento dos projetos, afetando a capitalização de algumas companhias que também trabalham com o mercado nacional. Apesar disso, os projetos estão andando, embora com menos velocidade.

O Ceará vem atraindo grandes grupos nacionais da área de rochas ornamentais. Um dos últimos negócios consolidados foi com a empresa Thor Granitos, considerada uma das maiores da América Latina em extração de pedras e fabricação de revestimentos.

A Thor comprou três pedreiras no Ceará e, segundo o presidente do Simagran (Sindicato da Indústria Mármores e Granitos do Estado do Ceará), Carlos Rubens Alencar, deve montar em um curto prazo uma indústria de beneficiamento na cidade de Santa Quitéria. A companhia pode também ser uma das primeiras a entrar na ZPE, embora não tenha assinado, no ano passado, protocolo de intenção com o governador Camilo Santana.

Os investimentos realizados pelo grupo não são revelados, mas a informação que circula no mercado é que os valores foram consideráveis e mostram que a empresa não veio para brincadeira.