Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

Fórum Brasileiro de ZPEs

A ABRAZPE introduziu no calendário econômico nacional o “Fórum Brasileiro de ZPEs”, evento no qual são discutidos os desafios e as perspectivas do Programa, com a participação de autoridades governamentais, experientes executivos e renomados especialistas, nacionais e estrangeiros, em ZPEs e mecanismos similares.

O 1º Fórum Brasileiro de ZPEs, realizado na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), em 2009, apresentou e discutiu as principais características e implicações do novo mecanismo, sob as óticas das políticas públicas e das oportunidades de negócios que cria para o setor privado.

O 2º Fórum Brasileiro de ZPEs, realizado na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) em 2011, pretendeu responder ao desafio colocado por esta nova etapa do Programa Brasileiro de ZPEs, que é o de sua implementação e operação. Para isso, a ABRAZPE selecionou temas relacionados com a complementação do marco regulatório e convidou três Zonas Francas bem-sucedidas do nosso Continente – as de Iquique/Chile, Montevidéu/Uruguai e Bogotá/Colômbia – que mostraram os fatores responsáveis pelo seu bom desempenho.

O 3o Fórum Brasileiro de ZPEs, realizado nas instalações da Companhia de Portos do Ceará e da ZPE de Pecém, em novembro de 2013, discutiu os procedimentos, problemas e soluções vivenciados no processo de implantação das ZPEs brasileiras, agora que temos duas delas  - as de Senador Guiomard/AC e de Pecém/CE – alfandegadas pela Receita Federal. O evento foi realizado em Pecém, exatamente para que pudéssemos incluir na programação a visita a uma ZPE brasileira já em funcionamento.